domingo, 30 de setembro de 2007

Boeing coloca em órbita o mais novo satélite da DigitalGlobe

Primeiras imagens calibradas devem estar disponíveis até o final do ano.

Na terça-feira 18 de setembro, além do Cbers-2B, que foi montado, integrado e testado na sede do INPE, em São José dos Campos, também foi lançado com sucesso o mais novo satélite da DigitalGlobe, o WorldView-1.
O WorldView-1 é o primeiro de um par de satélites da nova geração de sensores orbitais da DigitalGlobe. É o mais novo satélite da empresa e possuirá 50 centímetros de resolução espacial, revisita de um a três dias e capacidade de geração de pares estereoscópicos. Com este lançamento, a empresa será capaz de coletar mais de 600 mil quilômetros quadrados de imagens por dia. Atualmente a empresa consegue recolher esse volume durante uma semana.
O satélite saiu da base aérea de Vandenberg, na California, a bordo de um foguete Delta II, e após aproximadamente 73 minutos foi colocado em órbita. A empresa responsável pelo lançamento foi a Boeing.
A comunicação com o satélite já foi estabelecida e foi dado início à calibração dos instrumentos. A expectativa é coletar as primeiras imagens calibradas entre novembro e dezembro deste ano.
WorldView-2
Segundo previsões da DigitalGlobe, o segundo satélite WorldView será enviado ao espaço até o final de 2008, o que possibilitará à empresa coletar um milhão de quilômetros quadrados de imagens de alta resolução por dia.

Veja o lançamento em
www.digitalglobe.com/images/wv-1_gallery e www.boeing.com/defense-space/space/bls/missions/worldview-1.
(Disponível em: www.mundogeo.com.br)