terça-feira, 31 de julho de 2007

EUA e União Européia anunciam sinal comum para GPS e Galileo

Estados Unidos e União Européia anunciaram o projeto final do sinal comum para os sistemas GPS e Galileo. Fruto de uma cooperação assinada em julho de 2004, o acordo prevê a compatibilidade e interoperabilidade entre os sistemas através de sinais civis otimizados, que vão proteger interesses comuns de segurança. Os sinais resultantes GPS L1C e Galileo L1F foram melhorados por um grupo de trabalho, para que os futuros equipamentos possam rastrear simultaneamente os sinais do sistema americano e do europeu, com maior precisão e com a minimização dos efeitos indesejados como multicaminho dos sinais, ruídos e interferências. Este acordo é um grande passo para que se alcance a interoperabilidade entre os diversos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) que deverão estar em operação nos próximos anos. Além do GPS (em operação) e do Galileo (em construção), já está operante o russo Glonass e em breve a China também deverá implantar o seu próprio sistema, o Compass. +Informações http://ec.europa.eu/dgs/energy_transport/galileo, www.galileoic.org/la.

(Disponível em: www.mundogeo.com.br)

Google Compra Empresa de Imagens Aéreas

O Google anunciou através do blog Lat Long a compra da ImageAmerica, fabricante de câmeras de alta resolução. As câmeras da ImageAmerica são utilizadas, sobretudo, para captar imagens aéreas usadas para produzir mapas e fazer análises de áreas geográficas. Segundo o Google, os equipamentos e tecnologias da ImageAmerica vão integrar a divisão de mapas da empresa e devem incrementar sobremaneira as imagens exibidas no Google Earth. A ImageAmerica já colaborava com o Google, para quem forneceu imagens atualizadas periodicamente sobre os efeitos do furacão Katrina sobre a região de Nova Orleans. Não foram revelados pormenores sobre o negócio, segundo o noticiado no site Cnet.

(Disponível em: www.fatorgis.com.br)

Geokosmos mapeia ferrovias francesas com laser scanning

A empresa russa Geokosmos finalizou com sucesso o levantamento das ferrovias nacionais francesas com a tecnologia Lidar. Com o uso combinado de laser scanning aerotransportado e aerofotogrametria digital, a Geokosmos mapeou a malha ferroviária para a produção de mapas topográficos digitais (escala 1:500) e ortofotos digitais (GSD 5 cm). A combinação das duas técnicas de mapeamento resultou em uma alta densidade de pontos (aproximadamente 7 por metro quadrado). A precisão alti-planimétrica alcançada chegou a 5 centímetros.
(Disponível em: www.mundogeo.com.br)