Lançamento será acompanhado em tempo real no Inpe.
Às 23 horas de terça-feira, 18 de setembro, técnicos e convidados poderão acompanhar o lançamento do Cbers-2B diretamente no Centro de Controle e Rastreio de Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos.
O satélite será colocado em órbita por um foguete Longa Marcha 4B, a partir do Centro de Lançamentos de Satélites Taiyuan, na China.
Todas as etapas do lançamento do satélite sino-brasileiro serão informadas diretamente da China, por meio de teleconferência, pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, e pelo coordenador do programa Cbers, Ricardo Cartaxo.
Primeira passagem sobre o Brasil
Na quarta-feira, às 10 horas, será registrada a primeira passagem do satélite pelo território brasileiro. Este evento também será acompanhado do Centro de Controle e Rastreio de Satélites do Inpe.
Programa Cbers
O Cbers-2B é o terceiro satélite de uma parceria com a China que se tornou imprescindível para o Brasil. O satélite possui três câmeras imageadores a bordo: CCD, WFI e HRC, esta uma pancromática de alta resolução (2,5 m).
Esta diversidade de câmeras atende a múltiplas necessidades: do planejamento urbano, que requer alta resolução espacial, a aplicações que precisam de dados freqüentes mas não tão detalhados, como a agricultura ou desmatamentos.
O Cbers-2B garantirá que o fornecimento de imagens iniciado em 1999 com o Cbers-1 não seja interrompido. A vida útil projetada dos satélites Cbers 1, 2 e 2B é de dois anos e a dos satélites Cbers 3 e 4 é de 3 anos.
O Cbers-1 operou com sucesso até agosto de 2003, além de sua vida útil, êxito que está se repetindo com o Cbers-2. O lançamento do Cbers-3 está previsto para 2009, e o do Cbers-4, para 2011.
+Informações www.cbers.inpe.br